Avaliação Neuropsicológica

A Avaliação Neuropsicológica tem como finalidade auxílio investigativo de processos cerebrais e cognitivos. Visa um diagnóstico diferencial para disfunções cognitivas desde os estágios iniciais até os estágios mais avançados. Dessa forma, é possível elaborar estratégias de tratamento que se adequem a cada indivíduo, podendo envolver tratamento medicamentoso, reabilitação e outras estratégias.
A bateria de testes é escolhida de acordo com a demanda e a hipótese diagnóstica trazida pelo indivíduo que será avaliado no momento da Anamnese. Neste processo pode ser necessária a participação de familiares e, quando criança ou adolescente, da escola para levantamento de dados e de história de vida do cliente. Em seguida são realizados os testes.
Indica-se a avaliação na investigação de Demências (Alzheimer, demências pertinentes a idade, vascular etc), diagnóstico diferencial entre Demência e Depressão, distúrbios de ordem psiquiátrica ou neurológica, doenças neurodegenerativas como esclerose múltipla, Transtornos do desenvolvimento como os Transtornos do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Defict de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Distúrbios escolares, entre outros.
Alguns dos testes utilizados são Rey Auditory Verbal Learning Test, Rey Visual Learning Test, Rey Complex Figure Test, Boston Naming Test, Fluência Verbal (FAS), Boston Naming Test, Bateria de Atenção, WISC IV, e também diversas escalas de psicológicas.
http://agirepensar.com.br/wp-content/uploads/2015/11/Avaliacao-neuropsicologica.jpg

Instituto Agir e Pensar

Temos como objetivo participar na solução de problemas e na melhoria da qualidade de vida das pessoas, oferecendo serviços de alto valor técnico que propiciem autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e profissional. Temos o compromisso de atuar com informações de base científica, com ética, responsabilidade, dedicação e compromisso com os resultados.